A água potável pode conter, desde a sua origem, alguma quantidade de ferro e manganês, suscetíveis de se depositar nas canalizações. Por outro lado, as condutas em aço ou em ferro fundido podem sofrer corrosão, originando ferrugem. Estes depósitos de ferro e manganês podem ser removidos, quando a velocidade da água nas condutas é alterada ou quando a água circula, no sentido oposto ao habitual. Nestes casos, a água pode apresentar uma coloração acastanhada.
A formação de ferrugem e de depósitos de ferro e manganês é mais evidente nas condutas, onde a velocidade da água é baixa e, sobretudo, nos extremos da rede de distribuição. É nestes pontos que a água aparece acastanhada, com maior frequência.
Acontece o mesmo nas canalizações das nossas casas. Após um longo período de ausência e se a canalização é em ferro ou em aço, a primeira água que sai da torneira pode, também, ter coloração acastanhada. Este aspeto desagradável desaparece mal as canalizações fiquem limpas. Deixe correr a água, durante algum tempo.
Sem ser prejudicial para a saúde, esta coloração apresenta, no entanto, alguns inconvenientes. Asim, podem aparecer manchas de ferrugem na roupa, aquando da sua lavagem, nestes casos, deve imediatamente proceder-se a nova lavagem, não deixando a roupa secar, pois as manchas nunca mais seriam removidas.
A coloração acastanhadas pode, também, ser devida a reparações efetuadas nas condutas. Nesta situação a cor desaparecerá, num curto espaço de tempo. Caso persista o aspeto acastanhado, não hesite em contactar a Vimágua