O sistema de abastecimento de água destinado ao consumo humano é constituído pelo sistema de produção, que inclui o conjunto de todos as captações, as estações de tratamento, o sistema de adução e transporte e o sistema de distribuição, abastecendo uma população de 128.100 habitantes.
O sistema de abastecimento da Vimágua compreende de 2 captações superficiais e 5 subterrâneas.
A água captada é submetida a um conjunto de operações e tratamento:
Na ETA de Gondomar, no final do ano de 2018, foi acrescentado uma nova etapa ao tratamento existente, a etapa de desinfeção por luz ultravioleta (UV).
A desinfeção de água para consumo humano com luz ultravioleta (UV) tem sido utilizada amplamente na Europa, sendo um processo físico de desinfeção de água, com emissão de radiação UV, de efeito germicida, que inativa os microrganismos, incluindo E. coli, Cryptosporidium e Giardia, garantindo, por conseguinte, um fornecimento seguro de água.
Esta tecnologia tem ainda como vantagens não alterar o sabor e o cheiro da água e não formar compostos organoclorados, nem outras substâncias indesejáveis na água.
A Vimágua mantém em funcionamento o centenário sistema de minas da Penha, composto por 32 minas que se distribuem pela Serra da Penha, cuja água se mantém:
“Todas as água da Penha, colhidas n´o Monte, ou n´a cidade são chimicamente puras; não contêm matéria orgânica doseavel; os nitratos ou não existem, ou simplesmente vestígios. Também a quantidade d´oxygenio dissolvido é maior do que em qualquer das águas de fontes e poços, no que contribui para o maior valor das águas da Penha”
Charles Lepierre em “Estudo chimico e bacteriológico das Aguas de Guimarães” - Separata da Coimbra Médica (1900)
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional