A Vimágua alerta para uma tentativa de burla, usando abusivamente o seu nome.
Com efeito, temos conhecimento que várias pessoas têm vindo a ser foram abordadas, pelo telefone, por pessoas que se apresentam como colaboradores da Vimágua, tendo em vista o agendamento de uma visita às suas habitações, para realizarem análises à qualidade da água da rede pública.
Ora, tal não é verdade, sendo que o plano de controlo de qualidade de água da Vimágua foi ajustado às atuais exigências, pelo que a Vimágua não recolhe amostras de água em casas particulares. Não obstante, nunca foi procedimento da Vimágua contactar os utilizadores, diretamente ou telefonicamente, tendo em vista a recolha de amostras de água.
Estes contactos têm em vista, por regra, a comercialização de filtros.
O apelo à saúde dos consumidores é um dos pontos fortes da ação destas empresas, e para isso realizam experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade.
Uma das experiências normalmente efetuada é a eletrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente elétrica), o que origina uma camada castanha na superfície da água, devido à separação dos diferentes elementos químicos que estão naturalmente presentes na água.
Importa realçar que a água da torneira destinada ao consumo humano é uma água natural tratada, mineralizada e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde, tais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio.
Regra geral, esses aparelhos recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, que retiram os sais dissolvidos, pelo que quando ocorre a eletrólise da água, não se forma a referida camada à superfície.
Tendo em conta os fundamentos técnicos e a relevância desta matéria, no âmbito da saúde pública, é fundamental esclarecer os consumidores que a água resultante da passagem por estes aparelhos é uma água com carência em sais minerais dissolvidos e não aconselhável ao consumo humano.
A água distribuída pela Vimágua é, obrigatoriamente, controlada por análises rigorosas efetuadas em vários pontos de consumo, de acordo com o Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro, que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano.
Os resultados obtidos são divulgados trimestralmente pela Vimágua, sendo que entidades gestoras são periodicamente sujeitas a inspeções da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Pelos motivos expostos, reafirmamos que a água destinada ao consumo humano, distribuída pela Vimágua, não deve ser sujeita a qualquer tratamento adicional, efetuado por conta e risco de cada consumidor, uma vez que a mesma é devidamente controlada e adequada para o consumo humano.
Por último, apelamos, ainda, a que comuniquem às autoridades policiais ou à Vimágua a identidade das pessoas responsáveis por estas abordagens, para quem trabalham e quais os seus contactos, para que seja instaurado o respetivo processo crime.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos através da linha de apoio aos utilizadores 253439560 ou do email vimagua@vimagua.pt.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
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Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional