A Vimágua alerta para uma tentativa de burla, associando o nome da Vimágua.
Com efeito uma empresa de nome "A Qualidade" está a telefonar para os utilizadores, mencionando que foi contratada pela Vimágua para aferir a qualidade da água.
Tal não é verdade, sendo que o plano de controlo de qualidade de água da Vimágua foi ajustado às atuais exigências, não recolhendo a Vimágua amostras de água em casas particulares.
Não obstante, nunca foi procedimento da Vimágua contactar os utilizadores telefonicamente, tendo em vista a recolha de amostras de água.
Estas empresas que entram em contacto via telefone, referindo que querem agendar uma data para se dirigirem às habitações particulares a fim de prestarem esclarecimentos sobre a qualidade da água, têm em vista, por regra, a comercialização de filtros.
O apelo à saúde dos consumidores é um dos pontos fortes da ação destas empresas, e para isso realizam experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade.
Uma das experiências normalmente efetuadas é a da eletrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente elétrica).
Importa realçar que a água da torneira destinada ao consumo humano é uma água natural tratada, mineralizada e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde, tais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio. Deste modo, a experiência acima referida origina uma camada castanha na superfície da água, devido à separação dos diferentes elementos químicos naturalmente presentes na água.
Regra geral, esses aparelhos recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, que retiram os sais dissolvidos, pelo que quando ocorre a eletrólise dessa água, não se forma a referida camada à superfície.
Tendo em conta os fundamentos técnicos e a relevância desta matéria no âmbito da saúde pública, é fundamental esclarecer os consumidores que a água resultante da passagem por estes aparelhos é uma água com carência em sais minerais dissolvidos e não aconselhável ao consumo humano. A água distribuída pela Vimágua é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efetuadas na torneira do consumidor de acordo com o Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro, que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano. Os resultados obtidos são divulgados trimestralmente pela Vimágua, sendo que entidades gestoras são periodicamente sujeitas a inspeções da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Pelos motivos expostos, reafirmamos que a água destinada ao consumo humano, distribuída pela Vimágua, não deve ser sujeita a qualquer tratamento adicional, efetuado por conta e risco de cada consumidor, uma vez que a mesma é devidamente controlada e adequada para consumo humano.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos através da linha de apoio aos utilizadores 253439560 ou do email vimagua@vimagua.pt.
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