A Vimágua realizou esta terça feira, dia 23 de abril, um exercício de incêndio/explosão no seu edifício sede.
Este exercício teve como objetivo testar o Plano de Segurança Interno (PSI) da Vimágua, aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), de modo a aferir a exequibilidade dos procedimentos aí inscritos.
O cenário de emergência simulado foi “Incêndio/Explosão de uma viatura elétrico” na garagem do edifício sede, no piso -1, provocado por um curto circuito durante o seu carregamento, causando uma vítima ligeira por inalação de fumos.
Uma vez que, por meios próprios internos, não foi possível extinguir o incêndio, foi necessário recorrer a meios externos nomeadamente, os Bombeiros Voluntários de Guimarães, a Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal.
Com este exercício foram testados os meios de emergência internos existentes, tais como: o novo sistema de voz de emergência, as saídas de emergência, a atuação das equipas de emergência e os tempos de evacuação.
A participação das diferentes entidades decorreu conforme o planeado, no guião do exercício de simulacro.
A componente operacional do exercício funcionou dentro dos parâmetros expectáveis para um exercício desta dimensão e cenário.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional