Na sequência do comunicado emitido pela Junta Freguesia de Caldelas, no passado dia 1 de setembro, a Vimágua vê-se obrigada a ter de responder, uma vez mais, na medida em que são aí veiculadas um conjunto de inverdades, com o manifesto propósito de ofender o bom nome da Vimágua.
Assim, não é pelo facto de o Presidente da Junta repetir muitas vezes uma mentira que ela se torna verdade. A Vimágua reitera que o transbordamento ocorrido no passado dia 29 de agosto se registou numa caixa de visita da responsabilidade da empresa concessionária do sistema de saneamento em alta, “Águas do Norte, S.A.”, à qual compete garantir o bom funcionamento do coletor/intersetor em causa e respetivas caixas de visita.
Com efeito, o serviço de saneamento em “alta”, nos concelhos de Guimarães e Vizela, está concessionado à “Águas do Norte S.A”, cabendo, pois, àquela empresa promover as reparações e as obras que se afigurem necessárias ao bom funcionamento do sistema.
No que respeita à Vimágua, esta atua, como sempre atuou, em coordenação e colaboração com os Executivos Municipais, com todas as Juntas de Freguesia, com a Agência Portuguesa do Ambiente, com a Autoridade de Saúde, com a Entidade Reguladora do Setor e demais entidades, no respeito pela Lei e na salvaguarda dos valores ambientais, designadamente, das linhas de água, em geral, e do Rio Ave, em particular.
O Presidente da Junta de Caldelas está equivocado naquilo que são as suas obrigações. Era, pois, seu dever objetivo comunicar à entidade responsável por aquela infraestrutura o ocorrido, no sentido de uma pronta resolução do problema, ainda que o viesse a participar às entidades fiscalizadoras.
Só não o fez, porque quis criar um circo mediático à volta do assunto, tentando, assim, colocar em causa, ainda que sem qualquer fundamento, a Vimágua e os seus responsáveis, vindo o presente comunicado, que aqui se contradita, a corroborar isso mesmo.
Quanto à referência constante do comunicado da Junta de Freguesia, que passamos a citar: “É esta a qualidade medíocre de democratas que exercem o poder em empresas públicas municipais”, não iremos devolver o insulto por uma questão de boa educação, mas não podemos deixar de sublinhar que esta linguagem é bem representativa do nível primário que caracteriza a ação política do Presidente da Junta de Caldelas.
Terminamos, reiterando que a Vimágua pauta a sua atuação, na prossecução do interesse público e na defesa intransigente dos valores ambientais.
Guimarães, 4 de setembro de 2017
O Presidente do Conselho de Administração
Armindo Costa e Silva
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional