É nos pequenos gestosdo dia a dia que faz a diferença
Marcação de atendimentoAtendimento por marcaçãoClique aqui
Balcão DigitalPrivilegie o atendimentoatravés dos canais digitaisMaior celeridade, comodidade e segurança!
À sanita o que é da sanitaAo lixo o que é do lixoEvite entupimentos,maus odores e poluição

Comunicado Escorrências de Esgoto na Ponte do Seguro, em Creixomil

Na sequência das notícias vindas a público nos últimos dias, dando conta da existência de problemas relacionados com a escorrência de esgoto na ponte do Seguro em Creixomil, a Vimágua entende prestar os seguintes esclarecimentos.

No local em questão existe uma ligação de uma rede de drenagem  (gerida pela Vimágua) ao Intercetor do Selho, este último da responsabilidade da empresa Águas do Norte, SA.

Importa referir que, em regra, as situações de carga ocorrem nos dias em que chove, pelo que se pode concluir que resultam da conjugação de dois factores:

     i.       entrada de águas pluviais nos sistemas de drenagem de saneamento;

    ii.       introdução indevida de materiais e objetos na rede de saneamento, o que provoca obstruções.

A entrada de águas pluviais nas redes de saneamento resulta essencialmente de:

      i.               Pontos de contacto entre os dois sistemas públicos de drenagem - águas residuais e águas pluviais (existentes em redes instaladas até aos finais dos anos 80);

     ii.               Ligações indevidas através dos ramais domiciliários dos prédios particulares.

Já no que respeita à incorreta utilização da rede de saneamento, como é sabido, a introdução de resíduos sólidos (fraldas, têxteis, embalagens, plásticos, entre outros) provocam obstruções nas redes e, em consequência, escorrência de esgoto, insalubridade e avarias nos equipamentos e sistemas elevatórios, circunstância que só será resolvida com a mudança de comportamento por parte daqueles utilizadores do sistema que se servem do mesmo para depósito de lixo.

Assim, o problema da ponte do Seguro decorre quer do elevado número de ligações indevidas de águas pluviais nas redes de saneamento da bacia do Selho, cujo intercetor recebe esgoto de redes de 12 freguesias (zona urbana incluída) quer das obstruções provocadas pela introdução de resíduos sólidos no saneamento. 

Contrariamente às redes pluviais que vão descarregando em vários pontos das linhas de água existentes, o sistema de saneamento é fechado, pelo que, uma grande descarga indevida, por exemplo, em Mesão Frio, Pencelo ou S. Torcato pode ter graves consequências nas zonas a jusante mais baixas, nomeadamente em Creixomil, sendo que todas as redes da cidade e zonas envolventes têm como destino final a ETAR de Serzedelo.

A Vimágua e a Câmara Municipal de Guimarães têm concertado posições, vindo a eliminar, desde há vários anos, os pontos de contacto identificados, que existem nalgumas caixas de visita comuns aos dois sistemas de drenagem, mediante a sua duplicação (execução de uma caixa para cada rede).

São disso exemplo as intervenções de duplicação de caixas que ocorreram em Urgezes, aquando da requalificação da Rua António Costa Guimarães e Rua da Igreja, as intervenções entre 2009 e 2010, na zona nascente da cidade de Guimarães, a substituição das redes da zona de Couros, Alameda, Toural e Rua St.º António em2011, aRua dos Remédios (Polvoreira / Urgezes) e Travessa Ferreira de Castro (Quintãs) em 2012, os vários arruamentos intervencionados em Silvares em 2013, duplicação de caixas em alguns arruamentos de Brito, Caldelas e Nespereira, em 2014 e 2015.

Atualmente, está em curso uma empreitada com o mesmo objetivo em vários arruamentos de Creixomil, nas imediações do rio Selho. Está também em curso a elaboração de projectos de execução para 21 arruamentos da área urbana e zona do Pedral (Candoso / Nespereira). Estão ainda previstas intervenções em Fermentões, em 2016. 

Paralelamente, os serviços de fiscalização da Vimágua identificaram, desde 2010, cerca de 600 ligações indevidas de águas pluviais com origem em redes prediais (privadas) em vários pontos do concelho, de que resultou igual número de notificações para correção das irregularidades. Por forma a acelerar a obtenção de resultados nesta matéria, a Vimágua lançou um concurso público em Abril de 2015, tendo contratado uma empresa que vem efetuando trabalhos de deteção de ligações indevidas, desde Julho do corrente ano.

É de salientar que, do ponto de vista da comunicação, a Vimágua tem promovido acções de educação ambiental dirigidas à comunidade escolar, tem produzido cartazes, desdobráveis, outdoors, apelando à correta utilização das redes de saneamento, à separação das águas no sentido de proteger os nossos rios, tem no seu site, em destaque, informação detalhada sobre estes assuntos e vem passando spots na rádio a apelar a que os utilizadores façam um uso adequado do sistema público de saneamento.

Para evitar os derrames de esgoto na Ponte do Seguro, a Vimágua está, complementarmente, a estudar a possibilidade de instalar um sistema elevatório de águas residuais.

Salienta-se que tendo em consideração a muito provável ocorrência de infiltrações no próprio intercetor do Selho (preocupação já transmitida à entidade responsável Águas do Norte, SA), aguarda-se que essa empresa efetue as averiguações necessárias e tome as diligências para as eliminar.

 Deverá, ainda, aquela Empresa considerar o reforço da capacidade de transporte do intercetor (eventualmente com a sua duplicação), para evitar os transbordamentos, atendendo ao facto de que este foi dimensionado na década de 90.

 

 

Guimarães, 18 de novembro de 2015

O Presidente do Conselho de Administração

Armindo Costa e Silva

18.11.2015

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Contactos

Tel.: 253 439 560 *

Fax: 253 410 444

Email: vimagua@vimagua.pt

*Chamada para a rede fixa nacional

Qualidade

Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano

Poseur

desenvolvido por 1000 Empresas