A VIMAGUA continua a levar a cabo investimentos que têm em vista dotar as populações dos melhores serviços ao nível do saneamento básico.
Nesse sentido encontra-se e executar obras de substituição de redes de abastecimento de água e extensão de redes de saneamento de águas residuais nas freguesias de Fermentões, Pencelo e União de Freguesias de Selho S. Lourenço e Gominhães.
Esta intervenção precede as obras de requalificação que a Câmara Municipal de Guimarães irá promover nas ruas João Paulo II (Fermentões), Eng. Duarte do Amaral (Pencelo) e Belmiro de Oliveira (Selho S. Lourenço), um claro exemplo de coordenação e da aplicação prática do princípio da boa administração, visando o menor impacte
possível no quotidiano das pessoas.
A Vimágua irá, assim, substituir um troço de rede antigo, numa extensão de 1km e 100ml, desde a rotunda da EN101 até ao limite da freguesia de Fermentões e outro que conta já com mais de 20 anos de serviço e tem registado várias roturas nos últimos anos.
A Vimágua continua a levar a cabo obras que visam dotar as populações de melhores infraestruturas ao nível do saneamento básico e assim contribuir para um concelho ambientalmente sustentável.
Neste sentido, encontram-se em execução obras para a instalação de rede de drenagem de águas residuais da Rua dos Moinhos que atravessa a freguesia de Briteiros St. Estevão e Briteiros S. Salvador e na Travessa Escalheiro, da freguesia de Briteiros S. Salvador.
A área geográfica intervencionada caracteriza-se pela relativa dispersão urbanística atendendo que os arruamentos a intervir estão inseridos numa área semiurbana de média densidade.
A ampliação da rede em causa consiste na instalação de uma rede de saneamento de águas residuais, numa extensão aproximada de 520ml para servir 13 prédios (12 habitações e um pavilhão industrial), alargando a rede de saneamento que, na presente data, representa já 822km.
Os trabalhos nos arruamentos em causa importam a quantia de 65.990,00Euros, sendo este um investimento suportado, na íntegra, por receitas próprias da Vimágua.
A Vimágua vai instalar 148 painéis solares fotovoltaicos com potência de 43 kW para produção de energia elétrica a partir do sol, na cobertura do seu edifício sede, num investimento de cerca de 50 mil euros.
Este projeto permitirá à Vimágua poupar cerca de 28% na fatura energética anual da sua sede, o que corresponde a uma redução de emissões de dióxido de carbono na ordem dos 18%.
Toda a energia produzida será consumida no edifício, na iluminação, na climatização, no sistema informático, nos elevadores e no carregamento das viaturas elétricas, estimando-se que o investimento seja recuperado em 5 anos.
O abastecimento de água esteve a cargo da Vimágua, pretendendo com a esta iniciativa, promover o consumo de água da rede pública, sendo uma água controlada e segura, podendo ser ingerida sem perigo, antes com benefício para a saúde pública.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional