Está a decorrer, desde o dia 14 de março, a execução de uma empreitada de extensão de redes de águas residuais e redes de abastecimento de água, na União de Freguesias de Arosa e Castelões.
Os trabalhos consistem na extensão de 1040m de rede de drenagem de águas residuais e a execução de 35 ramais domiciliários de saneamento. Será ainda instalada uma conduta de abastecimento de água com cerca de 540m de extensão, com o objetivo de aumentar a pressão nas ruas adjacentes ao reservatório de Castelões, melhorando assim a qualidade do serviço prestado.
A empreitada teve início na Rua Luís de Camões, e irá desenvolver-se progressivamente, para a Avenida de São João Batista, Rua da Veiga e Rua David Martins. Por fim, serão intervencionadas a Rua e Travessa do Patronato.
Encontra-se em execução, desde o dia 10 de março, uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de redes de drenagem de águas residuais na União de Freguesias de Serzedo e Calvos, e que contemplará ainda ruas da Freguesia de Pinheiro e da União de Freguesias de Abação e Gémeos.
Com esta empreitada pretendemos aumentar a acessibilidade física aos serviços, construindo 1670m de coletores de saneamento, 225m de condutas de água, e ainda 62 ramais domiciliários, sendo 57 de saneamento e 5 de água.
Os trabalhos vão desenvolver-se nos seguintes arruamentos:
Para mais informações, consulte: www.un.org/en/observances/water-day.
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Esta é uma das maiores celebrações internacionais, a par do Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro), do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e do Dia Internacional da Paz (21 de setembro).
O Dia Mundial da Água celebra a água, que é um património de todos e sem o qual não há vida.
Atualmente e de acordo com os dados da UN-Water, 2,2 mil milhões de pessoas vivem sem acesso a água segura.
A disponibilidade e a qualidade da água são um assunto que interessa a todos, pelo que é importante promover o combate à crise global da água. Um dos focos principais é apoiar a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.
No decorrer da próxima semana, de 24 a 28 de março, a Vimágua procederá a ações tendentes à verificação e correção de afluências indevidas de águas da chuva à rede pública de saneamento.
Estas ações implicam a injeção de fumos nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda, sinalizando, assim, eventuais pontos a corrigir.
Em circunstâncias normais, o fumo não entra nas habitações, só poderá acontecer, nos casos em que existam problemas ou defeitos de construção nas canalizações das redes prediais.
Em todo o caso, se for detetado fumo no interior das habitações, deverá ventilar-se a habitação, abrindo janelas e portas, não havendo, porém, qualquer perigo para a saúde de pessoas, animas e plantas.
Em canalizações pouco usadas, também, pode surgir fumo no interior da habitação, devido à falta de água, pelo que, nestas circunstâncias, se sugere que se deixe água a correr nas torneiras e se descarregue a água dos autoclismos.
Os testes serão conduzidos por profissionais formados especificamente para este serviço, estando devidamente identificados como funcionários da VIMÁGUA.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional